Ensino Superior

Para quem está a poucos dias de fazer as candidaturas ao ensino superior ficam aqui algumas dicas sobre a escolha do curso.


  • Analisa as tuas preferencias e gostos. Não escolhas um curso só porque os teus familiares querem que escolhas ou acham que é o melhor para ti. Escolhe alguma coisa que gostes e que te identificas.
  • Pensa no que gostavas de fazer quando acabares os estudos e tenta encontrar o curso certo para exerceres essa profissão. Pensa, mais uma vez, no que gostavas de fazer. Se estiveres a trabalhar naquilo que gostas serás um óptimo profissional.
  • Faz uma primeira selecção de alguns cursos e analisa-os. Analisar passa por ver em que universidades existem, a media para entrar no curso, o plano de estudos, etc. Não te candidates a nenhum curso só para encher vagas, candidata-te sempre a pensar que podes entrar.
  • Da primeira selecção de cursos, vai retirando os que não consideras boas hipóteses até teres uma lista razoável. Sabias que podes colocar seis cursos na candidatura?
  • Estudar na tua cidade ou sair da casa dos teus pais é uma coisa muito importante que também tens que decidir. Fala com os teus pais e vê qual a melhor solução. Analisa os gastos que irás ter nas duas situações. E se ficares a estudar na tua própria cidade não fiques a pensar que não vais ter vida académica (porque tens na mesma!!).
  • Conversa com profissionais que já tenham terminado o curso. Acredita que a opinião deles conta bastante. Eles vão te dizer se o curso é o que estás à espera ou se é muito distinto do que imaginas.
  • Na hora de decidir, fica descansado. Depois de teres pensado sobre o assunto deves estar tranquilo com aquilo que decidiste. E não é o fim do mundo se não gostares do curso onde entraste. Podes sempre mudar de curso. Nas seis opções que tens coloca cursos que façam sentido para ti, e preenche-as sempre. Não tomes como garantido que vais entrar na primeira, pois pode correr mal. Mais vale entrar e depois mudar de curso do que não entrar em nada. Tens sempre a segunda e a terceira fase! Não desesperes se não correr bem na primeira fase.

Existem sites disponíveis para fazeres a simulação da candidatura ao ensino superior, assim como as médias dos cursos que te pretendes candidatar do ano anterior. Se tiveres alguma dúvida ou precisares de ajuda, não hesites. Estou aqui para ajudar! E boa sorte, futuro caloiro/a! 








Comentários

  1. É preciso fazer uma boa escolha, mas também não é definitivo. Como dizes no último tópico, há que manter a tranquilidade :)

    Beijinhos,
    Daniela**

    Girls Just Wanna Have... | YOUTUBE | FACEBOOK | INSTAGRAM ​​

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! Vou para o 3 ano de faculdade e teriam sido úteis para mim na altura!
    Segui o blog, beijinhos 😘🌙
    www.themooninmyroom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. São conselhos fundamentais. Boa ideia!


    Beijinho e bom fim de semana *
    https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Achei este post bastante interessante para quem vai entrar no ensino superior ;)
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  5. há 8 anos atrás estava nessa situação, ainda bem que ja passou,
    foi uma fase super stressante

    comecei a seguir, se puderes retribuir
    beijinho
    http://sramliberdadenegra.com/

    ResponderEliminar
  6. Gostei das tuas dicas e concordo contigo, essas são as mais importantes :D
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Foi a decisão mais importante da minha vida. As tuas dicas foram excelentes, concordo completamente!
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música | Inspiração da Semana

retrospectiva | 12 pessoas