Ensino superior | o pós licenciatura

não estou preparada. sinto-me preparada para a rotina novamente, mas não me sinto preparada para fazer tudo de novo. fiz o luto todo que precisei de fazer e decidi guardar as recordações boas que ganhei durante este período da minha vida. trouxe-me comigo as pessoas bonitas que se cruzaram no meu caminho, e trouxe também as recordações e aprendizagens que consegui com as pessoas que já não podem estar comigo - mas que estiveram um dia.

às vezes precisamos de fechar ciclos da nossa vida para que outros se possam abrir. parece muito estranho estar a dizer isto desta maneira sobre algo que acontece naturalmente mas eu precisei de muito tempo para perceber que o mundo não acaba quando a faculdade acaba. eu não deixei de saber fazer amigos só porque já não estou na faculdade. posso sentir que as quartas académicas não têm o mesmo sabor? posso. posso olhar para os meus caloiros e sentir que o meu dever foi cumprido e que a praxe já passou? posso. vivi tudo tão intensamente que agora sinto que estar a forçar as coisas só vai estragar as memórias que eu tenho.

durante uma conversa profunda (com pessoas que já só conseguiam ser sinceras) percebi que não sou apenas eu nesta situação. que a faculdade não resume a nossa vida. que os amigos que eu fiz lá não vão desaparecer só por eu estar em mestrado. que o mestrado é uma pré despedida da nossa vida universitária. percebi que não era a única que sente que o timing da faculdade está a acabar.

entrei no mestrado e vou frequentar o mestrado mas acho que não preciso de me sentir obrigada a sentir o mesmo espírito académico que senti no meu 1º ou no meu 2º ano. não quer dizer que não tenha vontade de sair, de me divertir ou de dançar até ser de manhã. quer dizer que não tenho vontade todas as semanas e isso não é mau. chama-se crescer.

Comentários

  1. Quando estamos tão envolvidos em determinadas fases da nossa vida, é sempre complicado passar à seguinte. Precisamos do nosso tempo e, muitas vezes, de fazer esse luto. Faz parte e está mesmo tudo bem. Assim como é perfeitamente natural não preservarmos a mesma vontade de estar em tudo, porque temos outras prioridades

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música | Inspiração da Semana

retrospectiva | 12 pessoas