8 coisas que aprendi por tomar decisões diferentes

  • Tu és uma minoria, logo és criticada. Não interessa a razão pela qual fizeste um ano de pausa. Vão logo dizer-te que é só para gastar dinheiro aos teus pais e ficar um ano sentada no sofá.
  • Um ano de pausa não significa um ano sem fazer nada. Há mil e uma coisas que podes fazer! Vai à descoberta. Viagens, voluntariado, part-time, tirar a carta, dar explicações,..., tanta coisa! Descobre como ocupar o tempo!
  • As pessoas não querem saber. Como não há quase ninguém a fazer o mesmo que tu ninguém se vai lembrar. Ou te perguntam todos os dias o que andas a fazer ou admitem que estás na universidade e perguntam-te sobre isso. Habitua-te!
  • Os teus amigos fazem parte da maioria, logo és obrigada a arranjar novas companhias se não queres passar os teus dias sozinha em casa. Acredita, não é difícil.
  • Ou tens um grupo de amigos que se preocupa contigo ou nem vão perceber que estão sempre a falar do mesmo. Todas as noites, quando saírem, eles não se vão calar com a universidade (o mundo deles agora é aquilo, habitua-te!)
  • Vê o lado positivo: é uma segunda oportunidade para fazeres os exames! Se estes não te correram assim tão bem, não tens nada a perder! O secundário está feito, só pode melhorar!!
  • Não é um mar de rosas, eu sei. Já me questionei várias vezes sobre a razão para estar a fazer um ano de pausa. Já me arrependi várias vezes, mas foi passageiro. Neste momento sei que nenhum curso ia estar completamente certo para aquilo que quero - porque nem eu sei o que quero - por isso mais vale "perder" um ano - tenho certeza que não vai ser um ano perdido - e pensar nisso, do que perder um ano na universidade a gastar dinheiro para depois perceber que queres mudar.
  • Faz por ti. Não pelos outros! Se achas que é o melhor para ti, faz! E se os teus pais te apoiarem, ainda melhor! Não vás para a universidade (ou para outro sitio qualquer) porque todos vão! Tu és capaz de tomar as tuas próprias decisões! Não te deixes influenciar ! 

Comentários

  1. Tenho uma amiga que também fez um ano de pausa! Se as pessoas ponderarem sobre o assunto e acharem que é a melhor opção, então fazem mesmo bem seguir esse caminho. Ninguém tem que julgar (ou não devia, pelo menos)!

    r: Combinado :)
    Sim, adorava!

    ResponderEliminar
  2. Eu faço-te companhia na minoria ;)
    Um ano passa rápido, e acredita mais vale estar assim e tomar a decisão acertada do que fazer tudo como a maioria e depois nem estar satisfeita com a escolha que fez.

    ResponderEliminar
  3. Só te tenho a dizer que concordo com tudo o que disseste, apesar de não ter experimentado nunca a tua posição. Acho que cada um tem de escolher o que é melhor para si e ninguém tem que criticar. Força, e nunca percas a coragem.

    ResponderEliminar
  4. Concordo na medida em que temos que fazer aquilo que nos faz sentir mais confortável e felizes. Acima de tudo está a nossa felicidade e aquilo que achamos que é o melhor para nós. Claro que o resto, que os estudos, que os cursos e os empregos são também muito importantes, mas se não estamos bem numa certa área ou num certo curso ou num certo trabalho acho que é uma perca de tempo e estamos apenas a contribuir desse modo para a nossa infelicidade. Não estou aqui nesta vida para andar deprimida e esgotada. Estou aqui para viver. E se tiver que ficar um ano "atrás" para poder pensar e refletir sobre aquilo que eu quero, ou porque não me sinto preparada, acho que é o melhor que há a fazer. E se eu soubesse disso à mais tempo, muita coisa tinha mudado na minha vida e eu certamente seria mais feliz. Enfim..

    Beijinhos!
    http://sunflowerssblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estás a passar por tudo aquilo que passei durante o ano lectivo passado! Se as pessoas te julgam por teres ficado um ano em pausa, é porque não querem realmente entender as tuas razões. Se deixam de te falar e afastam-se com a desculpa da faculdade, é porque não são verdadeiras amigas! Estou neste momento na faculdade e não é por isso que deixei de falar com os meus amigos do secundário! Se te sentes bem contigo própria e sabes que estás a fazer o mais correto, força! Um ano passa rápido e vais ver que valeu a pena teres aproveitado um ano inteiro para refletir! Cresces imenso como pessoa! Eu não me arrependo nada de ter ficado um ano a pensar sobre o meu futuro. Não teria feito nada de maneira diferente. Não perdi um ano, ganhei dois!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música | Inspiração da Semana

retrospectiva | 12 pessoas