Ex-caloira

Parabéns caloiro, acabaste de entrar no melhor ano da tua vida.

Eu sei que no início não vai parecer, mas acredita que daqui a 9 meses vais chorar por já ter passado.
Esquece tudo o que aprendeste até agora, vais reaprender tudo. Gostava que soubesses que todos os dias são uma aventura e todos eles vais aprender alguma coisa. Podes começar a esquecer as horas das refeições direitinhas, a cama feita todos os dias e a roupa cuidada pela mãe.

Não te quero dizer tudo o que vai acontecer porque não quero tirar a magia das coisas, mas acredita que vais adorar cada minuto que vais passar este ano.
Ao início vai parecer-te tudo muito diferente do que estas habituadovais sentir falta de casa, das tuas rotinas e vai custar a adaptação. Mas depois não vais querer outra coisa. Vais começar a gostar de dormir a tua sesta e vais perceber que não é assim tão mau faltar a algumas aulas. Vais começar a adorar cerveja, ou a beber mesmo que não gostesVais comer muito fast food principalmente depois daquelas noitadas com os amigos.

Por favor experimenta a praxe, nem que seja só duas semanas, mas dá-lhe o benefício da dúvida. Não és obrigado a gostar, mas aconselho-te vivamente a experimentar. Vais ganhar amor ao teu curso, à tua academia e vais gritar como se não houvesse amanhã.

Os teus colegas são a tua nova família e acredita que por muitas pessoas que passem na tua vida eles serão sempre a tua segunda família. É com eles que vais partilhar os melhores momentos da tua vida, sem dúvida nenhuma. É com eles que vais sair à noite, é com eles que vais estudar para o cadeirão do curso e é com eles também que te vais arrepender de ter ficado na esplanada naquela tarde quando devias ter ido às aulas.

Caloiro, este ano vai passar a correr. Quando deres por ti já acabou o primeiro semestre, e mais um bocado já é maio. E maio é o mês de chorar. Porque é o teu mês. O mês das festas, dos abraços sentidos, das despedidas, do traçar a capa, das festas académicas.
Aproveita o teu ano de caloiro ao máximo, deita-te todos os dias feliz por estares a aproveitar todos os segundos. Combina todos os cafés, os almoços e jantares. Não fiques em casa. Estuda e aproveita o que existe para além das aulas, não percas o foco, e lembra-te para muitos são 3 anos. E passam a correr!

Aproveita, caloiro. 


Comentários

  1. fico tão orgulhosa de ti ao ler estas coisas, fico tão feliz por teres chegado aqui!

    ResponderEliminar
  2. É TÃO ISTO. Parabéns pelo texto, está fantástico. Identifiquei-me de início ao fim, sem dúvida que deviam experimentar a praxe, nem que fosse dois ou três dias.

    ResponderEliminar
  3. «Por favor experimenta a praxe», totalmente de acordo! Acho que só assim vamos conseguir perceber se nos identificamos ou não. Viver pela experiência dos outros não é favorável, porque as formas de ver o mesmo assunto são completamente distintas, por isso mais vale ir e não querer ir mais porque não se gostou, do que dizer logo que não e depois imaginar como teria sido se tivéssemos decidido experimentar

    ResponderEliminar
  4. Ser caloira é uma experiência unica! Este ano já sou finalista e posso dizer que o segundo ano passou ainda mais rápido! Temos de aproveitar ao máximo, 😘😘 bjs

    ResponderEliminar
  5. Viva a praxe! É preciso entende-la vivê-la. Ninguém é obrigado a nada, é preciso saber dizer não, desafiarmo-nos e aprender o que é igualdade :)

    ResponderEliminar
  6. Ler texto deixou-me ainda mais entusiasmada para a faculdade!!

    ResponderEliminar
  7. Que palavras tão lindas miúda! É mesmo isto :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei, amei e vivi a praxe tão intensamente. Conheces tanta gente boa e aprendes que nem tudo é o que dizem ser. Gostei muito do texto e que saudades de ser caloira!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música | Inspiração da Semana

retrospectiva | 12 pessoas