estar alerta

Psiu,

nem todas as pessoas são tão fortes quanto tu, sabias?
Tu não sabes o que a pessoa ao teu lado está a sentir neste momento. Se calhar aquela frase mais arrogante que disseste, mesmo sem intenção, magoou-a.
Tu nem sabes, mas se calhar ela está numa fase má, sem vontade de fazer nada e só está aí porque é obrigada a estar.


Isto é um alerta. Estejam atentos. Atentos às pessoas com quem lidam diariamente, às pessoas que vos parecem bem e que podem não estar. Acreditem, é fácil fingir que estamos bem, e não estarmos. Preocupem-se com as pessoas que estão à vossa volta antes que seja tarde demais. Convidem-nas para fazerem coisas juntas, arranjem tempo para a arrancares de casa. Não sei, faz alguma coisa, mas contraria aquela vontade que ela sente de ficar isolada em casa.

Eu não sou nenhuma especialista neste assunto, mas sei que cada vez mais pessoas se sentem sozinhas mesmo estando rodeadas de pessoas. Sei o quanto uma palavra mal dita pode magoar alguém mais sensível e sei que há uma grande vontade de ficar em casa isoladas do mundo.
Por isso, escrevo-vos isto para estarem atentos, não só às pessoas que estão à vossa volta mas, também a vocês próprios. Aprendam a saber o que vos faz bem e o que não faz. Aprendam a contrariar as vossas vontades quando isso é o melhor para vocês. Saibam que dias em casa de pijama a descansar é necessário, mas que também é preciso ter vontade de sair de casa e descobrir o mundo.
Tracem os vossos objetivos, por muito pequeninos que vos pareçam agora, e concretizem-nos.
As doenças mentais não são uma brincadeira. Cuidem de quem está ao vosso lado e deixem que as pessoas também cuidem de vocês. Aprendam a controlar o vosso corpo e as vossas emoções.
Vamos deixar de ser egoístas e começar a prestar atenção às pessoas que encontramos todos os dias?



Comentários

  1. Que partilha de máxima importância, minha querida! De facto, temos que saber ser mais atentos aos outros, aos sinais que, secretamente, acabam por nos transmitir, porque as doenças mentais são assuntos sérios!

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo com este post, tens toda a razão querida!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou apologista de que devemos sempre pensar no que sentiríamos se nos dissessem aquilo que queremos dizer ao outro, a verdade é que se nos habituarmos a fazer isto, metade das coisas que nos passam pela cabeça nunca nos sairão pela boca.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
  4. Muitas vezes existem casos graves de doenças mentais à nossa volta e nem damos por nada. Infelizmente trata-se de algo um invisível e é por isso que se deve estar sempre atento

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

retrospectiva | 12 pessoas

o tempo