Sobre estar numa relação

Segunda perguntei-vos várias coisas no instagram, queria ter a certeza se as minhas ideias é que estavam todas desorientadas ou se havia alguém no mundo a pensar como eu. Obrigada a toda a gente que respondeu!
Quando estás numa relação, tu precisas de estar a 100%. Sou muito apologista de se não estás a dar o teu máximo em alguma coisa na tua vida, abandona, não vale a pena fazeres mil coisas se não consegues fazer nenhuma direita.
97% das pessoas responderam-me que são 100% elas próprias quando estão numa relação. Ser eu própria é aparecer de pijama quando ele chega a minha casa porque é assim que eu sou? É ter o quarto desarrumado mesmo que ele vá lá, porque é assim que eu sou? Eu percebo que no inicio, queremos dar a ideia que somos perfeitos, que nos arranjamos todas para ir ter com eles (ou vice versa) mas se é para ser eu própria ele tem de conhecer o meu lado de andar em casa, o meu lado mal humorado e o meu lado depressivo.  É muitas vezes isso que falta. Criamos uma imagem que somos incríveis, que nunca nos vestimos mal, que nos maquilhamos todos os dias e que estamos sempre deslumbrantes e depois vão viver juntos e percebem que a personagem não existe. É bom quando me dou ao trabalho para me arranjar, é bom quando me esforço para o agradar mas ele tem de saber que não é sempre assim.
Outro tema que abordei ontem foi o facto de a pessoa mudar ou não quando estão com amigos. 79% das pessoas disseram que a pessoa era igual com ou sem amigos. Até que ponto isto pode afetar uma relação? Até que ponto eu mudo a minha personalidade só porque estou com as minhas amigas? O que faz alguém mudar de personalidade só porque está com os amigos?
Quando a pessoa com quem estou não gosta de certa atitude minha há duas coisas que posso fazer. Dizer: temos pena eu sou assim, sempre fui e vou ser. Ou parar e falar sobre isso. Porque é que incomoda? Será que posso moldar-me?

Acredito que ninguém muda por ninguém. Acredito que podemos ser moldados, e que nos podemos adaptar, agora mudar uma característica que nos define, é impossível. Por exemplo, se me pedirem para eu deixar de ser tão sincera, eu por muito que tente eu sei que não vou mudar. É uma característica minha. Agora se a pessoa com quem eu estou me diz que lhe incomoda que eu fale tão alto só porque estou com a minha amiga x, eu posso tentar mudar isso. Porque não há razão nenhuma para eu aumentar o meu tom de voz só porque estou com ela. Se ele diz que não gosta de umas calças pretas, será que isso é assim tão importante para mim que eu não posso moldar-me e adaptar-me para que isso não o incomode? Acho que tudo tem um meio-termo.
Acho que se queremos manter uma relação vão haver sempre coisas que o outro faz que eu não gosto mas aceito porque são características, mas há outras que podemos ajustar e moldar-nos. Porque estar numa relação é isso. É perceber o que podemos ajustar para tornar a nossa convivência harmoniosa, é ceder de vez em quando, é escolher as nossas batalhas e não nos chatearmos só porque não gostamos do perfume que usou hoje, ou porque demorou dez minutos a mais. É perceber sobretudo o que vale a pena chatear, e o que não vale. Se ele não gosta daquelas calças eu vou deixar de andar com elas, quando estou com ele mas também quando não estou. Se ele não gosta que eu aumente o meu tom de voz, eu não vou parecer um altifalante quando estou sem ele. Eu sou eu. Eu não namoro só a tempo parcial. Se eu cedi por ele em algum aspecto, não vou voltar atrás só porque não estou com ele naquele momento. Certo?
Por fim, perguntei se só conhecemos verdadeiramente uma pessoa quando moramos com ela. Eu não tenho uma resposta definida para isto e vocês também não (52% das pessoas votaram que sim, só conhecemos quando vivemos e 48% votou que não).
Eu tenho uma teoria para isto – como se eu não tivesse uma teoria para tudo. Se a pessoa é 100% ela própria quando está contigo, se conheces os dias bons e os dias maus dela, se conheces como ela se comporta com a família e com os amigos, então sim tu não precisas de ir viver com ela para saber como ela é. Porque ela já é transparente o suficiente contigo para perceberes como é. Agora se ela tem várias facetas, se ela aparece sempre linda e maravilhosa à tua beira, se ela é sempre bem-disposta e confiante, vai correr mal quando viverem juntos. O choque vai ser tão grande que provavelmente não vão conseguir manter a relação. Tiveram tanto tempo a conhecer uma pessoa que só existe de vez em quando, que viver 24/24h com ela vai ser um choque.
Vivemos numa sociedade descartável, se as coisas não estão bem, venha o próximo. Sinto que não nos esforçamos minimamente para agradar o outro, para tentar compreender a sua prespetiva. Eu não quero ser assim. Eu quero ter a certeza que dei o meu melhor em tudo o que faço, que me esforcei para que resultasse e que me pus no lugar do outro sempre que houve um conflito entre nós. As pessoas não são descartáveis. As relações com pessoas são complicadas mas valem a pena. Eu continuo a acreditar nisso. 

Comentários

  1. Eu acho que em todas as relações existem coisas boas e más, as coisas não vão ser sempre maravilhosas até porque ninguém é igual a ninguém. Se acho que devemos mudar por alguém? não, a nossa forma de ser não, mas talvez como dizer podemos adaptar-nos a certas situações. Cada um é como é, e não devemos mudar ninguém, mas sim tentar perceber o que podem fazer que nos incomode e possa ser alterado, sem mudar a personalidade de ninguém. Pequenas coisas que afectem a relação podem ser alteradas, mas nunca quando se tem de mexer com aquilo que somos, pois quando mudamos pelos outros, e não por nós, isso não pode ser bom.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

retrospectiva | 12 pessoas